Team Building – Escape Room

Conscientes da importância do fortalecimento das relações interpessoais, para o sucesso das equipas de trabalho, a Escola Profissional Novos Horizontes, desenvolveu uma atividade de Team Building no passado dia 1 de abril.
Assim, a atividade foi realizada no Occultus Room Escape, e o jogo escolhido foi A Casa da Moeda 1, baseado na famosa série “La Casa de Papel”. Este jogo consistiu na análise e interpretação de pistas, que conduziam a sucessivos novos desafios. A Liberdade é um bem muito apreciado e para conquistá-la tivemos primeiro que conseguir escapar dos labirintos que se escondiam em cada uma das diversas salas.
Presos numa sala, tínhamos um total de 60 minutos para conquistarmos a liberdade. Para tal, trabalhando em equipa, procuramos pistas e resolvemos problemas, que permitiam o acesso a novas salas e consequentemente novos desafios.
Tal tarefa revelou-se extremamente divertida, tendo sido realizada com sucesso, 48 segundos antes do término do tempo.
A promoção desta atividade teve como propósito os seguintes objetivos:

– Fortalecer o trabalho em equipa, a criação de sinergias entre os participantes e facilitar o alcance dos objetivos.
– Criar laços entre os participantes, atuando ao nível das barreiras e obstáculos da comunicação e fomentar um clima de bem-estar, segurança e partilha com o outro.
– Melhorar o desempenho profissional de cada um, tirando partido das ideias e dinâmicas geradas pelo grupo.
– Gerar afinidade e empatia, favorecendo a disponibilidade dos participantes para a mudança e criar a resiliência necessária para superar desafios.
– Promover nos participantes o envolvimento, o entusiasmo e a predisposição necessária para alcançarem os objetivos.

No final da atividade, os participantes reuniram informalmente, fazendo um balanço da experiência.
Daqui resultou a seguinte conclusão:

Pontos Fracos:

– Verificou-se uma falta de coordenação e trabalho em equipa numa fase inicial.
– Cada um procurou individualmente a solução, não escutando os restantes elementos.
– Tal ânsia pelo sucesso impedia que os participantes se escutassem uns aos outros, dificultando assim a resolução do problema apresentado.
– Esta dificuldade foi sendo ultrapassada com a formação espontânea de pequenos grupos, começando então a surgir os primeiros resultados positivos.
– Concluiu-se ainda, com a realização de uma das tarefas, em que um dos participantes sugeriu um determinado procedimento, que os restantes se focaram nessa instrução, impedindo-os assim de verem outras soluções para o problema. Daqui se conclui que, por vezes, somos orientados numa determinada direção, e isso é impeditivo de pensar de forma diversa e autónoma. Verifica-se assim que para o mesmo problema, existirão diversas abordagens possíveis, sendo que a tendência é seguir as orientações, ideias, ou sugestões de um determinado elemento do grupo. Tal, pode ser sinónimo de coartação da criatividade dos demais.

Pontos Fortes:

– Com o decorrer da prova, o trabalho em equipa melhorou significativamente, havendo uma comunicação paulatinamente mais eficaz.
– A envolvência de todos os participantes no sucesso da atividade.
– Desenvolvimento de competências de escuta ativa.
– Surgiram algumas lideranças naturais e que se revelaram essenciais para o sucesso da atividade e coordenação da informação recolhida.
– O convívio proporcionou um momento de bem-estar e diversão, contribuindo para um bem estar psicológico significativo.
– Fortalecimento do espirito de equipa e consequentemente melhoria nas competências de trabalho em equipa.

Em jeito de conclusão, tratou-se de uma atividade bastante enriquecedora em diferentes contextos. Por um lado, ao nível profissional, verificou-se uma substancial melhoria e consciencialização da importância do trabalho em equipa. Por outro, ao nível das relações interpessoais, seguramente que estas foram fortalecidas, com bases mais sólidas e solidárias. Por fim, tratou-se um belo momento de confraternização que todos consideraram importante repetir futuramente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top