A Escola
A Escola Profissional Novos Horizontes, criada ao abrigo do Decreto-Lei 4/98, é um estabelecimento de formação profissional, com o estatuto de utilidade pública, promovida pela Sociedade Comercial por Quotas Escola Profissional Novos Horizontes, Lda., com funcionamento na Rua Cruz das Guardeiras, 690, Moreira da Maia no concelho da Maia.
Pode de seguida ler e descarregar na íntegra o nosso Projeto Educativo para uma leitura mais atenta e cuidada.
Inserida na região norte, e especificamente na região do Grande Porto, um dos principais pólos do desenvolvimento industrial do País e intensas relações de comércio internacional, a Escola Profissional Novos Horizontes baseia as raízes da sua identidade no perfil socioprofissional dos seus promotores e no contexto geográfico da sua implantação, definindo-se, essencialmente, como uma Escola de qualificação profissional inicial dos quadros intermédios das empresas industriais e comerciais vocacionadas para o comércio internacional.
E assim sendo, são seus objectivos de formação:
a) promover a formação profissional inicial dos quadros técnicos intermédios das empresas portuguesas apostadas na modernização tecnológica, na contínua formação dos seus recursos humanos, humanização das condições de trabalho e salvaguarda do ambiente e na qualidade da produção;
b) promover, em estreita colaboração com as empresas associadas, cursos de reconversão e actualização profissionais dos quadros intermédios, apoiando-se e desenvolvendo os Programas Operacionais específicos que venham a ser lançados para o efeito;
c) apoiar, através de protocolos específicos de cooperação com outras Associações socioprofissionais, bem como com Associações de carácter juvenil, a inserção profissional dos jovens que qualifica profissionalmente, fomentando a procura ativa do emprego, as iniciativas pessoais de trabalho e a mobilidade geográfica e profissional dos jovens à procura do primeiro emprego.
Progressivamente, e de maneira cada vez mais acintosa, a Escola Profissional Novos Horizontes tem vindo a assumir-se como modalidade alternativa de educação e formação, privilegiando no seu recrutamento os alunos com relativo insucesso escolar, com abandono ou em risco de abandono do sistema regular de ensino, os jovens em risco, desempregados de longa duração, as mulheres e minorias étnicas e os alunos com necessidades educativas específicas, cobrindo as formações profissionais de níveis I, II, III e IV e Cursos de Educação e Formação (CEF), em Contratos-Programa quer com o Ministério da educação quer com o Ministério do Emprego e Segurança Social.
A nível pedagógico, privilegia a relação individual do processo de ensino/aprendizagem, a avaliação contínua e formativa, partindo de dois suportes metodológicos essenciais:
a) a Progressão Modular (Cursos Profissionais), entendida como modelo apoiado, estruturado e consequente das aprendizagens dos alunos, garantindo o respeito pelos ritmos diferenciados de progressão de cada um e potenciando em cada momento as aprendizagens significativas;
b) os Laboratórios de Aprendizagem, modelo base das aprendizagens na Componente Tecnológica, aqui entendidos como campo da experiência e vivência de projectos pessoais e colectivos, em situação simulada ou em contexto real, capazes de promover o desenvolvimento integrado aos níveis cognitivos, atitudinal e relacional.
A Escola Profissional Novos Horizontes, tem um parque de equipamentos que se pode considerar satisfatório para a necessidade de formação nos cursos que lhe estão homologados.
No entanto, a contínua necessidade de reatualizar os equipamentos pedagógicos e de formação profissional que subentende a toda a formação profissional que se pretenda rigorosa, exigente e adequada à inovação tecnológica do mundo empresarial, obriga a repensar novas fontes de financiamento, bem como novas fontes de financiamento para o funcionamento dos cursos que promove, desde o vencimento dos professores e funcionários, aos gastos correntes e pagamento das instalações.
Deste modo, pretendendo continuar a concorrer aos meios financeiros postos à disposição das Escolas Profissionais pelo Ministério da Educação e os programas subsidiados pelos fundos estruturais disponibilizados pela União Europeia, a Escola Profissional Novos Horizontes pretende alargar a base do seu autofinanciamento propondo-se adotar progressivamente as seguintes medidas:
a) transformação da Escola em Colégio Técnico-Profissional, com alargamento da oferta das modalidades de ensino e formação: cursos de carácter geral; cursos profissionais; cursos de alternância e alargamento dos ciclos e níveis de formação;
b) estabelecimento de contratos-programa específicos com as Entidades e as Instituições tutelares da formação profissional e do Ensino;
c) promoção de cursos de formação breve e intensiva, abertos à comunidade empresarial: Seminários; Conferências, cursos de curta e média duração;
d) aumento progressivo das propinas dos alunos;
e) prestação de serviços à comunidade empresarial, nomeadamente serviços de contabilidade; serviços de informática; estudos de condições de trabalho e ambiente, e outros que sejam exequíveis no âmbito da formação da Escola.
1. A Escola Profissional Novos Horizontes, criada no âmbito do Decreto-Lei nº 4/98 de 08.01, rege-se pelas normas nele estabelecidas.
2. São os seguintes os Órgãos de Gestão da Escola, conforme organograma apresentado:
a) Direção Executiva;
b) Direção Administrativa e Financeira;
c) Direção Pedagógica
d) Diretores de Cursos;
e) Diretores de Turma;
f) Delegados por Componente;
g) Delegados de Turma.
O Organograma da Escola Profissional Novos Horizontes pode ser visualizado e descarregado aqui!
A educação/formação ministrada, tem como referentes fundamentais os valores do humanismo europeu, nomeadamente os valores da solidariedade, da liberdade, da democraticidade e do apreço pela cultura, pelas ciências e pelos saberes. Empenhada numa formação profissional de elevada qualidade, dá particular atenção à transmissão e testemunho de valores de cidadania e do trabalho.
A Escola profissional Novos Horizontes reconhece e legitima as diferenças dos seus alunos, considerando-os como ?agentes da sua própria educação? e ?pilotos? do seu trajecto escolar, advogando uma aprendizagem significativa que conduza a uma vivência pessoal e profissional autónoma, responsável e coerente.
Os objectivos gerais da Escola Profissional Novos Horizontes são os definidos no artigo 4º do Decreto-Lei 4/98, a saber:
- contribuir para a formação integral dos jovens proporcionando-lhes, designadamente, preparação adequada para o exercício profissional qualificado;
- desenvolver mecanismos de aproximação entre a escola e as instituições económicas, profissionais, associativas, sociais e culturais, do respectivo tecido social;
- facultar aos alunos o contacto com o mundo do trabalho e experiência profissional, preparando-os para uma adequada inserção socioprofissional;
- promover conjuntamente com outras instituições locais a concretização de um projecto de formação de recursos humanos qualificado que responda às necessidades do desenvolvimento integrado do país, particularmente no âmbito regional e local;
- facultar aos alunos uma sólida formação geral, científica e tecnológica capaz de os preparar para a vida activa e para o prosseguimento de estudos.
A Escola Profissional Novos Horizontes tem como objectivos específicos:
- ministrar um ensino profissional de qualidade através da implementação rigorosa de metodologias de ensino / aprendizagem inovadoras: a Progressão Modular nas componentes Geral e Científica superiormente definidas como mais apropriada ao modelo de formação profissional, e os Laboratórios de Aprendizagem, na Componente Tecnológica;
- implementar um modelo de gestão participada com base na participação activa da família dos outros agentes educativos da comunidade;
- desenvolver intercâmbios com outras escolas no interior da comunidade europeia a nível de estágios curriculares dos alunos;
- prestar serviços à comunidade, numa base de valorização recíproca.
1. transformação da escola a médio prazo, com vista ao alargamento da oferta das modalidades de ensino e formação: cursos de carácter geral; cursos profissionais; cursos de alternância e alargamento dos ciclos a nível da formação;
2. estabelecimento de contratos/programa específicos com as entidades e as instituições tutelares da formação profissional e do ensino;
3. promoção de cursos de formação breve e intensiva, abertos à comunidade empresarial: Seminários, conferências; cursos de média e longa duração;
4. prestação de serviços à comunidade empresarial, nomeadamente apoio contabilístico, informático e outros que sejam exequíveis no âmbito da formação da Escola. Em suma, a escola Profissional Novos Horizontes, apesar de se tratar de um projecto recente, quer primar pela qualidade da formação. Assim, torna-se evidente a nossa necessidade de acreditação como entidade formadora de forma a sermos capazes de dar resposta às solicitações que temos recebido, e de irmos ao encontro dos objectivos do presente projecto.
Desta forma, a Escola Profissional Novos Horizontes centra a sua ênfase no saber fazer, tomando assim um lugar privilegiado e os laboratórios pretendem ser o primeiro contacto do aluno com o contexto real de trabalho.
Progressão Modular e Laboratórios de Aprendizagem
1. As Escolas Profissionais ministram uma das três modalidades de ensino identificadas na Lei de Bases do Sistema Educativo Português: cursos de carácter geral; cursos tecnológicos; cursos profissionais.
2. Poderá ainda ministrar os Cursos de Educação e Formação de Jovens desde que devidamente autorizadas pelas tutelas.
3. Como modalidade de ensino, os cursos profissionais diferenciam-se dos restantes cursos de carácter geral e tecnológico pelas seguintes características gerais:
a) adotam como metodologia de ensino a progressão modular, que basicamente consiste no acompanhamento individualizado e progressivo das aprendizagens do aluno, impedindo-o de reprovar ao longo do ciclo de formação se cumprir com o articulado do Contrato Pedagógico;
b) dão acesso privilegiado ao mercado de trabalho, atendendo à qualificação atribuída por lei e à existência de Protocolos de Formação Escola/ Empresas;
c) os cursos de nível III e nível IV, dão acesso preferencial aos primeiros 30% de vagas no Ensino Superior Politécnico;
d) paralelamente ao “saber” centram a sua ênfase no “saber-fazer”, ao incluir no plano curricular 50% de aulas eminentemente práticas (Componente Tecnológica).
4. Além das características indicadas, a Escola Profissional Novos Horizontes adoptou os Laboratórios de Aprendizagem como metodologia de formação, muito próximo do sistema dual alemão, que concilia a formação em sala de aula com a formação no posto de trabalho.
Cursos Profissionais:
- Técnico(a) de Contabilidade
- Técnico(a) de Informática de Gestão
- Técnico(a) de Serviços Jurídicos
- Técnico(a) de Receção
- Técnico(a) de Comércio
- Técnico(a) de Turismo
- Técnico(a) de Transporte
- Técnico(a) Higiene e Segurança no Trabalho e Ambiente
- Técnico(a) de Restaurante/Bar
Cursos CEF:
- Operador(a) de Logística
- Operador(a) de Informática
- Instalador(a) e Reparador de Computadores
- Empregado(a) de Andares
- Agente em Geriatria
- Empregado(a) de Restaurante/Bar
Curso CET:
- Gestão de Animação Turística
Em apoio das estruturas de orientação educativa foram criados os seguintes serviços especializados de Apoio Educativo:
- Serviços de Psicologia e Orientação escolar (SPO´s);
- Observatório de Iniciativas de Transição para o Emprego
Os SPO´s, na dependência orgânica da estrutura pedagógica, articulam a sua actividade com os Directores de Turma que apoiam em todas as suas actividades relacionadas com a família e os restantes formadores da turma. É a sua função prioritária o atendimento e acompanhamento dos alunos da Escola e suas famílias a quem prestam um apoio psicológico e psicopedagógico necessário e adequado à integração e progressão escolar dos alunos e ao seu desenvolvimento. Cabe-lhes ainda o desenvolvimento de programas de desenvolvimento cognitivo, de competências sociais, de técnicas, hábitos e estratégias de estudo, a orientação escolar e profissional dos alunos e o apoio à acção pedagógica dos professores. Colaborando ainda activamente na inserção sócio-profissional dos alunos.
São competências dos SPO´s as estipuladas pelo Decreto-Lei nº 190/91, e especificamente:
- acompanhar o aluno e suas famílias ao longo do processo educativo;
- estudar com os Directores de Turma e os formadores das várias disciplinas os apoios complementares educativos que venham a revelar-se necessários ao sucesso escolar dos alunos;
- apoiar o desenvolvimento do sistema de relação da comunidade educativa e estabelecer com a Associação de Pais e a Associação de Alunos uma relação profissional que promova uma participação cada vez maior destes agentes em todo o processo educativo;
- apoiar os alunos no processo de desenvolvimento da sua identidade pessoal e do seu projecto de vida, e desenvolver igualmente as acções de informação escolar e profissional consideradas pertinentes em cada ano.
apoiar os alunos no processo de desenvolvimento da sua identidade pessoal e do seu projecto de vida, e desenvolver igualmente as acções de informação escolar e profissional consideradas pertinentes em cada ano.
Consubstanciando também nas Actividades de Integração Comunitária e Empresarial que irá promover.
Procurando uma aprendizagem personalizada e significativa , adoptou como metodologias: a Progressão Modular, os Laboratórios de Aprendizagem e a Formação em Contexto Real de Trabalho.
Poderá consultar de seguida o “Plano Desenvolvimento Europeu” da Escola Profissional Novos Horizontes previsto para o triénio 2021/2024. Aí poderá obter respostas a questões que se prendem com o enquadramento, missão, objetivos gerais, metodologia e operacionalização, processo de internacionalização da Escola, desenvolvimento de ações que permitam a aquisição de competências centradas nos alunos e para os alunos, centradas no pessoal docente e não docente, critérios de seleção dos participantes nas mobilidades, avaliação e disseminação e divulgação dos resultados.