Modalidade de Formação
Progressão Modular e Laboratórios de Aprendizagem
1. As Escolas Profissionais ministram uma das três modalidades de ensino identificadas na Lei de Bases do Sistema Educativo Português: cursos de carácter geral; cursos tecnológicos; cursos profissionais.
2. Poderá ainda ministrar os Cursos de Educação e Formação de Jovens desde que devidamente autorizadas pelas tutelas.
3. Como modalidade de ensino, os cursos profissionais diferenciam-se dos restantes cursos de carácter geral e tecnológico pelas seguintes características gerais:
a) adoptam como metodologia de ensino a progressão modular, que basicamente consiste no acompanhamento individualizado e progressivo das aprendizagens do aluno, impedindo-o de reprovar ao longo do ciclo de formação se cumprir com o articulado do Contrato Pedagógico;
b) dão acesso privilegiado ao mercado de trabalho, atendendo à qualificação atribuída por lei e à existência de Protocolos de Formação Escola/ Empresas;
c) os cursos de nível III e nível IV, dão acesso preferencial aos primeiros 30% de vagas no Ensino Superior Politécnico;
d) paralelamente ao “saber” centram a sua ênfase no “saber-fazer”, ao incluir no plano curricular 50% de aulas eminentemente práticas (Componente Tecnológica).
4. Além das características indicadas, a Escola Profissional Novos Horizontes adoptou os Laboratórios de Aprendizagem como metodologia de formação, muito próximo do sistema dual alemão, que concilia a formação em sala de aula com a formação no posto de trabalho.
A Escola Profissional Novos Horizontes tem autorização de funcionamento dos seguintes cursos:
- Técnico de Contabilidade
- Técnico de Serviços Jurídicos
- Técnico de Receção
- Técnico de Informática de Gestão
- Instalação e Operação de Sistemas Informáticos (Tipo 3)
- Técnico de Higiene e Segurança do trabalho e Ambiente, Nível III.
- Tipo 2 – Instalação e Reparação de Computadores