Princípios Gerais Educativos e Objectivos
A educação/formação ministrada, tem como referentes fundamentais os valores do humanismo europeu, nomeadamente os valores da solidariedade, da liberdade, da democraticidade e do apreço pela cultura, pelas ciências e pelos saberes. Empenhada numa formação profissional de elevada qualidade, dá particular atenção à transmissão e testemunho de valores de cidadania e do trabalho.
A Escola profissional Novos Horizontes reconhece e legitima as diferenças dos seus alunos, considerando-os como ?agentes da sua própria educação? e ?pilotos? do seu trajecto escolar, advogando uma aprendizagem significativa que conduza a uma vivência pessoal e profissional autónoma, responsável e coerente.
Os objectivos gerais da Escola Profissional Novos Horizontes são os definidos no artigo 4º do Decreto-Lei 4/98, a saber:
- contribuir para a formação integral dos jovens proporcionando-lhes, designadamente, preparação adequada para o exercício profissional qualificado;
- desenvolver mecanismos de aproximação entre a escola e as instituições económicas, profissionais, associativas, sociais e culturais, do respectivo tecido social;
- facultar aos alunos o contacto com o mundo do trabalho e experiência profissional, preparando-os para uma adequada inserção socioprofissional;
- promover conjuntamente com outras instituições locais a concretização de um projecto de formação de recursos humanos qualificado que responda às necessidades do desenvolvimento integrado do país, particularmente no âmbito regional e local;
- facultar aos alunos uma sólida formação geral, científica e tecnológica capaz de os preparar para a vida activa e para o prosseguimento de estudos.
A Escola Profissional Novos Horizontes tem como objectivos específicos:
- ministrar um ensino profissional de qualidade através da implementação rigorosa de metodologias de ensino / aprendizagem inovadoras: a Progressão Modular nas componentes Geral e Científica superiormente definidas como mais apropriada ao modelo de formação profissional, e os Laboratórios de Aprendizagem, na Componente Tecnológica;
- implementar um modelo de gestão participada com base na participação activa da família dos outros agentes educativos da comunidade;
- desenvolver intercâmbios com outras escolas no interior da comunidade europeia a nível de estágios curriculares dos alunos;
- prestar serviços à comunidade, numa base de valorização recíproca.
1. transformação da escola a médio prazo, com vista ao alargamento da oferta das modalidades de ensino e formação: cursos de carácter geral; cursos profissionais; cursos de alternância e alargamento dos ciclos a nível da formação;
2. estabelecimento de contratos/programa específicos com as entidades e as instituições tutelares da formação profissional e do ensino;
3. promoção de cursos de formação breve e intensiva, abertos à comunidade empresarial: Seminários, conferências; cursos de média e longa duração;
4. prestação de serviços à comunidade empresarial, nomeadamente apoio contabilístico, informático e outros que sejam exequíveis no âmbito da formação da Escola. Em suma, a escola Profissional Novos Horizontes, apesar de se tratar de um projecto recente, quer primar pela qualidade da formação. Assim, torna-se evidente a nossa necessidade de acreditação como entidade formadora de forma a sermos capazes de dar resposta às solicitações que temos recebido, e de irmos ao encontro dos objectivos do presente projecto.
Desta forma, a Escola Profissional Novos Horizontes centra a sua ênfase no saber fazer, tomando assim um lugar privilegiado e os laboratórios pretendem ser o primeiro contacto do aluno com o contexto real de trabalho.