Serviços Especializados
Em apoio das estruturas de orientação educativa foram criados os seguintes serviços especializados de Apoio Educativo:
- Serviços de Psicologia e Orientação escolar (SPO´s);
- Observatório de Iniciativas de Transição para o Emprego
Os SPO´s, na dependência orgânica da estrutura pedagógica, articulam a sua actividade com os Directores de Turma que apoiam em todas as suas actividades relacionadas com a família e os restantes formadores da turma. É a sua função prioritária o atendimento e acompanhamento dos alunos da Escola e suas famílias a quem prestam um apoio psicológico e psicopedagógico necessário e adequado à integração e progressão escolar dos alunos e ao seu desenvolvimento. Cabe-lhes ainda o desenvolvimento de programas de desenvolvimento cognitivo, de competências sociais, de técnicas, hábitos e estratégias de estudo, a orientação escolar e profissional dos alunos e o apoio à acção pedagógica dos professores. Colaborando ainda activamente na inserção sócio-profissional dos alunos.
São competências dos SPO´s as estipuladas pelo Decreto-Lei nº 190/91, e especificamente:
- acompanhar o aluno e suas famílias ao longo do processo educativo;
- estudar com os Directores de Turma e os formadores das várias disciplinas os apoios complementares educativos que venham a revelar-se necessários ao sucesso escolar dos alunos;
- apoiar o desenvolvimento do sistema de relação da comunidade educativa e estabelecer com a Associação de Pais e a Associação de Alunos uma relação profissional que promova uma participação cada vez maior destes agentes em todo o processo educativo;
- apoiar os alunos no processo de desenvolvimento da sua identidade pessoal e do seu projecto de vida, e desenvolver igualmente as acções de informação escolar e profissional consideradas pertinentes em cada ano.
apoiar os alunos no processo de desenvolvimento da sua identidade pessoal e do seu projecto de vida, e desenvolver igualmente as acções de informação escolar e profissional consideradas pertinentes em cada ano.
Consubstanciando também nas Actividades de Integração Comunitária e Empresarial que irá promover.
Procurando uma aprendizagem personalizada e significativa, adoptou como metodologias: a Progressão Modular, os Laboratórios de Aprendizagem e a Formação em Contexto Real de Trabalho.