Curso Profissional Nível IV
Técnico de Alojamento Hoteleiro
Plano Curricular 1)
Ciclo de Formação: 2023/2026
Técnico de Alojamento Hoteleiro
Componentes de Formação | Disciplinas/Domínios/Unidades | 10º | 11º | 12º | Total |
---|---|---|---|---|---|
Língua Portuguesa | 90 | 110 | 120 | 320 | |
Língua Estrangeira: Inglês | 70 | 80 | 70 | 220 | |
Sociocultural | Área de Integração | 70 | 80 | 70 | 220 |
Tecnologias da Comunicação e Informação | 66 | 34 | 0 | 100 | |
Educação Física | 70 | 70 | 0 | 140 | |
Economia | 100 | 100 | 0 | 200 | |
Científica | Psicologia e Sociologia | 100 | 100 | 200 | |
Matemática | 100 | 0 | 0 | 100 | |
Comunicar em Francês | 60 | 60 | 60 | 180 | |
Operações Técnicas de Receção | 133 | 144 | 120 | 397 | |
Tecnológica | Informação Turística e Marketing | 102 | 90 | 123 | 315 |
Adm. Contabilidade e Legislação | 119 | 100 | 69 | 288 | |
Formação em Contexto de Trabalho | 120 | 120 | 180 | 420 | |
Total (Curso) | 1100 |
(Portaria n.º 1316/2006 de 23 de Novembro)
Perfil de Desempenho
Competências Gerais
O Técnico de Alojamento Hoteleiro é o profissional que executa o serviço de receção e acolhimento em estabelecimentos hoteleiros, meios complementares de alojamento turístico e outros estabelecimentos afins.
Atividades Principais
- Efetuar as operações de reservas em função dos pedidos e planificar a ocupação e a distribuição dos serviços;
- Efetuar os serviços de check-in, nomeadamente o acolhimento dos clientes/hóspedes, distribuição de quartos, atribuição de viaturas, inscrição em tours turísticos, marcação de viagens, reservas e confirmações de bilhetes para espetáculos, registos manuais ou informáticos, entrega de chaves ou cartões magnéticos e providenciar o eventual serviço de bagagens;
- Prestar informações sobre os serviços disponíveis, suas características e especificidades de funcionamento;
- Efetuar o atendimento telefónico, a distribuição de correspondência, os câmbios de moeda, a guarda de bagagens e de valores, etc., segundo as normas pré-estabelecidas;
- Prestar informação sobre o património histórico, cultural, etnográfico e gastronómico da região e do país;
- Efetuar os serviços de check-out, nomeadamente, faturação de consumos internos, pagamento dos débitos de acordo com várias modalidades: cartão de débito/crédito, pecuniário, cheques, registos manuais ou informáticos, recolha de chaves ou cartões magnéticos e providenciar eventual serviço de bagagens e transporte;
- Efetuar o arquivo da documentação utilizada na receção;
- Atender reclamações e sugestões, assegurando a sua resolução/satisfação e/ou transmitindo-as ao seu superior hierárquico;
- Efetuar os registos de ocupação do estabelecimento hoteleiro e da faturação dos alojamentos, com vista a fornecer os dados para o controlo e gestão do serviço;
- Assegurar o contacto do estabelecimento hoteleiro ou afim com o exterior, nomeadamente a receção da correspondência e a anotação de outras informações dirigidas aos clientes providenciando a entrega junto dos mesmos, receção de chamadas telefónicas e outros contactos, tais como via fax e e-mail efetuando o seu encaminhamento, acolhimento e comunicação da presença de pessoas externas à unidade;
- Colaborar na definição dos objetivos e regras de funcionamento do serviço de receção e na implementação de programas de promoção do estabelecimento hoteleiro ou afim;
- Assegurar a conservação e manutenção da receção, pela reposição do material utilizado e pela arrumação e higiene do local, de acordo com as normas em vigor.
Condições de Acesso:
Possuir o 9.º ano de escolaridade ou equivalente
Idade:
15 a 20 anos (a partir dos 20 anos, sujeito a aprovação – D.L. 176/2012 de 02 de agosto)
Habilitação Final:
Diploma de Técnico Profissional Nível IV; equivalência ao 12.º ano de escolaridade
Duração do Curso:
3 anos
Apoios Financeiros:
Subsídio de Alimentação, de Transporte e Bolsa para Material de Estudo (subsídios de acordo com a lei em vigor)