A Escola

PROFISSIONAL NOVOS HORIZONTES

Quem Somos?

A Escola Profissional Novos Horizontes, localizada na Maia, é um estabelecimento de ensino de utilidade pública criado ao abrigo do Decreto-Lei nº 4/98. Com foco na formação profissional de excelência, prepara jovens para o mercado de trabalho e para o prosseguimento de estudos.

Missão e Objetivos

Estamos comprometidos em formar quadros técnicos intermédios qualificados para empresas modernas e tecnologicamente avançadas. Os nossos objetivos incluem:

● Proporcionar uma formação profissional inicial de qualidade.

● Facilitar a integração no mercado de trabalho.

● Fomentar o desenvolvimento de competências técnicas, humanas e sociais.

● Oferecer oportunidades de reconversão e atualização profissional.

Metodologia de Ensino

Adotamos a Progressão Modular e os Laboratórios de Aprendizagem, que aliam teoria e prática, preparando os alunos para o mundo real. Esta abordagem personalizada respeita os ritmos de cada estudante, garantindo uma formação eficaz.

Cursos Disponíveis

Oferecemos uma vasta gama de cursos:

Cursos Profissionais (Nível IV): Contabilidade, Informática de Gestão, Turismo, entre outros.

Cursos de Educação e Formação (CEF , Nível II): Operador de Logística, Empregado de Restaurante/Bar, entre outros.

Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CET): Gestão de Animação Turística.

Infraestruturas e Recursos

A nossa escola está equipada com laboratórios modernos e recursos atualizados.  Mantemos parcerias estratégicas para assegurar uma formação prática e inovadora, alinhada às exigências do mercado.

Compromisso Europeu

Através do nosso Plano de Desenvolvimento Europeu, promovemos mobilidade internacional e parcerias estratégicas, ampliando horizontes para alunos e docentes.

Sabe Mais Sobre...

Projeto Educativo da Escola Profissional Novos Horizontes

A Escola Profissional Novos Horizontes (EPNH), criada ao abrigo do Decreto-Lei 4/98, é um estabelecimento de formação profissional, situa-se na Rua Cruz das Guardeiras Moreira da Maia. Devidamente autorizada pelo Ministério da Educação, enquanto entidade promotora de formação profissional, é uma entidade formadora que se orienta por princípios fundamentais que assegurem a qualidade e eficácia dos seus programas de formação.

Esses princípios incluem:

  • Relevância e Atualização
  • Qualidade Pedagógica
  • Acessibilidade e Inclusão
  • Transparência e Comunicação
  • Adaptação às Necessidades Individuais
  • Avaliação Contínua e Melhoria
  • Ética e Integridade
  • Sustentabilidade

Estes princípios formam a base para a EPNH ser bem-sucedida, contribuindo para o desenvolvimento efetivo dos participantes e para a melhoria contínua da oferta formativa.

Com sede na região norte, no Grande Porto- Área Metropolitana do Porto, a Escola Profissional Novos Horizontes é a única Escola Profissional no Concelho da Maia. A escola foca-se na qualificação profissional inicial de quadros intermédios para empresas industriais e comerciais com vocação internacional.

Os principais objetivos são:

    • Formação inicial: Capacitar jovens técnicos para empresas que apostam na modernização tecnológica e qualidade da produção.
    • Reconversão e atualização: Oferecer cursos em colaboração com empresas parceiras, alinhados com programas operacionais específicos.
    • Inserção no mercado de trabalho: Estabelecer parcerias para facilitar a empregabilidade, promover a mobilidade profissional e fomentar o empreendedorismo juvenil.

A Escola Profissional Novos Horizontes(EPNH) atua como alternativa no sistema educativo, Ao Longo dos seus mais de 23 anos de existência a EPNH tem diversificado a sua oferta formativa procurando dar resposta às necessidades dos diferentes públicos bem como às necessidades do mercado de trabalho e de toda a comunidade envolvente.

O público-alvo da EPNH tem sido os jovens que pretendem uma qualificação via cursos profissionais de dupla certificação( Cursos Profissionais e Cursos CEF). Estes cursos têm uma componente prática bastante grande e fazem com que a escola tenha contacto estreito com o tecido empresarial. Este abrange quer as empresas em geral quer os indivíduos que estando integrados em empresas, a título particular procuram formação com intuito da sua valorização profissional, da procura de competências certificadas e novas e melhores perspetivas de permanência ou inserção no mercado de trabalho. Para além dos ativos empregados, a EPNH pretende, como já fez , novamente qualificar ou reorientar profissionalmente, os ativos desempregados que necessitem de adquirir novas competências para fins de re-inserção no mercado de trabalho. Pretende assim promover formação qualificante que permite aos ativos em situação de desemprego adquirir novas competências dos foros técnico e comportamental que lhes permitam potenciar a sua integração no mercado de trabalho.

As formas de organização da Formação que a EPNH desenvolve são:

  • Formação presencial, em sala, com a presença de Formador e Formandos;
  • Formação em contexto de trabalho (FCT), que se assume como uma das formas privilegiadas de aprendizagem ajustada às necessidades do mercado laboral;
  • Formação à distância, que se assume como a forma privilegiada de formação dos ativos, em plataforma web, conjugada, por vezes, com momentos de formação em sala.

Metodologia de ensino:

A Escola , na formação ministrada, utiliza :

    • Progressão Modular: Modelo ajustado ao ritmo de aprendizagem de cada aluno.
    • Laboratórios de Aprendizagem: Foco em experiências práticas e projetos reais, integrando competências cognitivas, atitudinais e relacionais.

A escola dispõe de equipamentos adequados aos cursos, mas procura constantemente modernizar suas ferramentas pedagógicas. Para garantir essa evolução, aposta em:

– Plataformas Digitais de Gestão – e-Schooling que integra a gestão escolar com todo o processo de ensino-aprendizagem. 

Implementação de Centros Técnologicos – a Escola tem aprovado um Centro Tecnologico de Informática e um Centro Tecnológico Industrial

    • Transformação em Colégio Técnico-Profissional, ampliando a oferta formativa.
    • Estabelecimento de contratos-programa com instituições governamentais e europeias.
    • Organização de formações breves e serviços à comunidade empresarial.

Quanto à capacidade, qualidade e adequação das infraestruturas a EPNH assegura uma infraestrutura educativa constituida por 2 pisos e um espaço exterior Dispõe de um parque informático adequado ao processo de ensino e aprendizagem, em que todos têm acesso a computador com ligação à internet, wireless e demais programas informáticos; quadros interativos e outro material audiovisual. Os alunos têm acesso à plataforma do Google Classroom e eSchooling. É nesta plataforma que são disponibilizados pelos docentes aos alunos(as) os vários conteúdos digitais e recursos tecnológicos para as diversas disciplinas/módulos/UFCD´s das áreas de formação correspondentes, abrangendo mais de 80% do plano curricular correspondente. Existe ainda o gabinete do SPO(Serviços de Psicologia e Orientação) e Gabinete de Saida Profissionais, Como referido,os alunos(as) dispõem ainda de uma zona exterior onde podem estar e conviver em segurança. A Escola encontra-se a implementar dois Centros Técnologicos (CTE ) , um na área Industrial e outro na área Informática que irá permitir dotar a escola com os melhores recursos para proporcionar aos alunos um ensino ainda com mais qualidade.

Procura-se promover o bem estar dos alunos promovendo um ambiente propício a uma aprendizagem ativa e inovadora.

Ao nivel da equipa pedagógica, a escola dispõe de um corpo docente altamente qualificado e dedicado ao sucesso dos seus alunos(as). A Equipa em 90% é composta por Professores com o grau de mestre e Doutor, que se encontram a leccionar no Ensino Superior,procurando assim aproximar a escola eos alunos(as) ás Instituições de Ensino Superior.Na Componente Técnica, os Formadores encontram-se inseridos no mercado de trabalho exercendo atividade nas suas áreas de formação, partilhando diáriamente as suas vivências práticas e o que enriquece o processo educativo.

O Gabinete de Saidas Profissiobnais e o SPO são exemplos do compromisso da escola em oferecer um suporte abrangente, não só durante a formação mas também na transição para o mercado de trabalho, ou seja, após a operação.

Para os alunos(as) que ambicionam o ensino superior, a escola disponibiliza serviços de orientação vocacional ,apoio na preparação de candidaturas e aulas de apoio para a preparação de exame. Este suporte contínuo, aliado ao acompanhamento de diplomados, evidencia o compromisso da Escola com a excelência educativa e o sucesso a longo prazo dos seus alunos.

Escola Profissional Novos Horizontes pretende procurar assim garantir aos seus alunos(as) as melhores condições para o sucesso académico e profissional proporcionando-lhes um corpo docente experiente e qualificado, condições e suportes de apoio ao seu sucesso.

A gestão da Escola é regida pelo Decreto-Lei nº 4/98 e composta pelos seguintes órgãos:

    • Direção Executiva.
    • Direção Administrativa e Financeira.
    • Direção Pedagógica.
    • Diretores de Curso e de Turma.
    • Delegados por Componente e de Turma.

Consulte o Organograma da Escola e faça o download aqui.

A Escola Profissional Novos Horizontes orienta a sua formação nos valores do humanismo europeu, como:

    • Solidariedade, liberdade e democraticidade.
    • Valorização da cultura, das ciências e dos saberes.

Com foco em uma formação profissional de excelência, a escola destaca:

    • Cidadania e trabalho: Integração de valores éticos na educação.
    • Respeito pela diversidade: Cada aluno é visto como agente da sua própria educação, promovendo autonomia, responsabilidade e coerência.

Os objetivos seguem as diretrizes do artigo 4º do Decreto-Lei 4/98, entre eles:

Na sua ação educativa e formativa, a EPNH cumprirá os seguintes objetivos:

  • Adaptar a oferta formativa da escola de forma a responder positivamente ao plano estratégico nacional de cumprimento da escolaridade obrigatória.

-Promover a integração dos(as) alunos(as), considerando as suas características individuais no ambiente escolar, envolvendo os encarregados de educação/pais.

  • Promover o sucesso educativo.

-Proporcionar uma formação integral e integrada de jovens e adultos, dotando-os de qualificação para a vida ativa, para o exercício profissional e para o prosseguimento de estudos.

-Facultar aos alunos(as) uma sólida formação geral, científica, técnica ou vocacional.

-Fomentar a formação de cidadãos com uma educação sólida e equilibrada, e com os conhecimentos e as competências necessárias ao perfil profissional do curso que frequentam.

-Promover o estabelecimento de parcerias e protocolos com diferentes entidades locais, regionais, nacionais e internacionais, numa perspetiva de colaboração e cooperação, promovendo, assim, experiências pedagógicas, técnicas, práticas, profissionais, científicas e culturais.

-Adequar a oferta formativa ao tecido empresarial da região.

-Responder à qualificação dos quadros intermédios do tecido empresarial.

-Melhorar a organização e gestão escolar, otimizando o sistema de gestão da qualidade.

-Procurar permanentemente a satisfação dos colaboradores, alunos, famílias, empresas, instituições e comunidade envolvente.

-Melhorar a organização e gestão da escola.

-Diminuir os constrangimentos de comunicação de informação.

    • Proporcionar formação integral e preparação qualificada para o mercado de trabalho.
    • Promover a aproximação entre a escola e instituições sociais, culturais e profissionais.
    • Facilitar o contacto com o mundo do trabalho e a inserção socioprofissional.
    • Colaborar em projetos locais para a qualificação de recursos humanos.
    • Garantir uma formação geral, científica e tecnológica sólida para a vida ativa e o prosseguimento de estudos.

A Escola Profissional Novos Horizontes propõe-se a:

1.Ensino de qualidade:

  • Implementação de metodologias inovadoras, como a Progressão Modular e os Laboratórios de Aprendizagem.
  1. Gestão participativa:
    • Envolver ativamente famílias, agentes educativos e a comunidade.
  1. Intercâmbios internacionais:
    • Parcerias dentro da União Europeia para estágios curriculares.
  1. Serviços à comunidade:
    • Apoio em áreas como contabilidade e informática, promovendo benefícios mútuos.

A Escola planeia:

  • Ampliar a oferta formativa com novos cursos e ciclos de ensino.
  • Estabelecer contratos-programa com entidades reguladoras de ensino e formação.
  • Promover formações intensivas e breves, como seminários e conferências, para a comunidade empresarial.

A Escola Profissional Novos Horizontes destaca-se pela qualidade e inovação na formação. Com foco no “saber fazer”, prioriza:

  • Laboratórios que simulam o ambiente de trabalho real, facilitando o primeiro contacto dos alunos com a prática profissional.
  • Credenciamento como entidade formadora, garantindo resposta eficaz às solicitações recebidas e alinhamento com os objetivos institucionais.

A Escola viu renovado por mais 3 anos o seu selo de Qualidade EQAVET e foi comtemplada com a atribuição do “Selo Protetor” por parte da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco.

A escola assumiu o compromisso perante toda comunidade Local/Regional bem como com as diversas entidades com quem tem realizado protocolos de preparar jovens conscientes e responsáveis da sua importância para a sociedade.

A Escola Profissional Novos Horizontes oferece formação em três modalidades previstas pela Lei de Bases do Sistema Educativo Português:

  1. Cursos de caráter geral.
  2. Cursos Tecnológicos.
  3. Cursos profissionais.
  4. Cursos de Educação e Formação de Jovens (CEF),
  5. Cursos de Aprendizagem
  6. Formações Modulares
  7. Cursos de Educação e Formação de Adultos

Os cursos profissionais destacam-se pelas seguintes características:

    • Progressão Modular:
      • Metodologia que assegura um acompanhamento individualizado e progressivo do aluno.
      • Garante que o aluno não reprova ao longo do ciclo de formação, desde que cumpra o Contrato Pedagógico.
    • Acesso ao mercado de trabalho:
      • Qualificação reconhecida por lei.
      • Protocolos de Formação Escola/Empresas para integração profissional.
    • Ensino Superior:
      • Acesso preferencial aos primeiros 30% de vagas.
    • Saber e Saber-Fazer:
      • 50% das aulas são práticas, focando-se na Componente Tecnológica.

Inspirados no sistema dual alemão, os Laboratórios de Aprendizagem combinam:

    • Formação em sala de aula.
    • Experiência prática no posto de trabalho.

Essa metodologia reforça o saber-fazer, aproximando os alunos da realidade profissional.

Cursos Profissionais:

    • Técnico(a) de Contabilidade.
    • Técnico(a) de Informática de Gestão.
    • Técnico(a) de Serviços Jurídicos
    • Técnico(a) de Alojamento Hoteleiro.
    • Técnico(a) de Hotelaria/Receção e Atendimento.
    • Técnico(a) de Comércio.
    • Técnico(a) de Turismo.
    • Técnico(a) de Transporte.
    • Técnico(a) de Higiene e Segurança no Trabalho e Ambiente.
    • Técnico(a) de Restaurante/Bar.
    • Técnico(a) de Desporto
    • Técnico(a) de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos
    • Técnico(a) de Eletrónica,Automação e Computadores

Cursos CEF (Educação e Formação):

    • Operador(a) de Logística.- Tipo 2
    • Operador(a) de Informática.- Tipo 2
    • Instalador(a) e Reparador de Computadores -Tipo 2
    • Empregado(a) de Andares. – Tipo 3
    • Agente em Geriatria.- Tipo 3
    • Empregado(a) de Restaurante/Bar. -Tipo 2
    • Assistente familiar e de Apoio à Comunidade. -Tipo2
    • Operador(a) de Logistica . – Tipo 2

Curso EFA (Educação e Formação de Adultos):

    • Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade. –Nivel 2
    • Operador(a) de Logistica . – Nivel 2
    • Técnico(a) de Informática – Sistema – Nivel 4

Curso CET (Especialização Tecnológica):

    • Gestão de Animação Turística.

A Escola Profissional Novos Horizontes disponibiliza serviços especializados para apoiar os alunos e as suas famílias, promovendo a integração e o sucesso escolar.

Os SPO’s, sob a coordenação da estrutura pedagógica, têm um papel essencial na orientação e no acompanhamento dos alunos. A sua atuação inclui:

    • Apoio psicológico e psicopedagógico:
      • Atendimento personalizado para alunos e famílias.
      • Apoio à integração e progressão escolar.
    • Desenvolvimento de competências:
      • Programas de desenvolvimento cognitivo e social.
      • Estratégias de estudo e técnicas de aprendizagem.
    • Orientação escolar e profissional:
      • Apoio na definição de projetos de vida e escolha de carreiras.
    • Colaboração com os professores e comunidade educativa:
      • Parcerias com diretores de turma e formadores para identificar necessidades específicas.
      • Promoção de ações conjuntas com a Associação de Pais e de Alunos.

As competências dos SPO’s seguem as diretrizes do Decreto-Lei 190/91.

Este serviço apoia os alunos no processo de transição para a vida profissional, com foco em:

    • Desenvolvimento da identidade pessoal e de projetos de vida.
    • Promoção de ações de informação escolar e profissional adaptadas a cada ano letivo.
    • Organização de Atividades de Integração Comunitária e Empresarial, fortalecendo a ligação entre a escola e o mercado de trabalho.

Para garantir uma formação significativa e personalizada, a escola adota metodologias inovadoras:

  1. Progressão Modular: Acompanhamento individualizado e progressivo dos alunos.
  2. Laboratórios de Aprendizagem: Experiência prática em ambiente de trabalho simulado.
  3. Formação em Contexto Real de Trabalho: Integração em ambientes empresariais reais para consolidar competências

A Escola Profissional Novos Horizontes apresenta o seu Plano de

Desenvolvimento Europeu, delineado para um triénio. Este documento oferece uma visão detalhada sobre a estratégia de internacionalização da escola, com foco em ações que promovem a aquisição de competências e o fortalecimento das relações internacionais.

Principais Conteúdos do Plano

  • Enquadramento e Missão
    • Explicação do contexto europeu em que a escola opera.
    • Missão da escola no desenvolvimento de uma educação profissional de qualidade com foco na internacionalização.
  • Objetivos Gerais
    • Promover competências alinhadas com as exigências europeias no âmbito educacional e profissional.

Estimular o desenvolvimento ativo dos alunos e colaboradores e ações de mobilidade internacional.

  • Metodologia e Operacionalização
    • Estratégias para a implementação das ações previstas no plano.
    • Integração das iniciativas no currículo e na cultura organizacional da escola.
  • Internacionalização
    • Definição das etapas do processo de internacionalização da escola.
    • Parcerias estratégicas com instituições e empresas europeias.
  • Ações para Alunos(as), Docentes e Não Docentes
    • Desenvolvimento de competências específicas centradas nos alunos(as) promovendo a empregabilidade e o sucesso profissional.
    • Formação contínua para o pessoal docente e não docente, garantindo atualização e inovação pedagógica.
  • Critérios de Seleção para Mobilidades
    • Critérios justos e transparentes para a escolha dos participantes nas mobilidades internacionais.
  • Avaliação e Disseminação de Resultados
    • Métodos para avaliar o impacto das ações realizadas.
    • Estratégias para a disseminação e divulgação dos resultados obtidos junto da comunidade escolar e parceiros externos.

Para mais detalhes, consulte o documento completo e descubra como este plano prepara a escola, os alunos(as) e a comunidade para os desafios e oportunidades da educação e formação num contexto europeu.

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