A Escola
PROFISSIONAL NOVOS HORIZONTES
Quem Somos?
A Escola Profissional Novos Horizontes, localizada na Maia, é um estabelecimento de ensino de utilidade pública criado ao abrigo do Decreto-Lei nº 4/98. Com foco na formação profissional de excelência, prepara jovens para o mercado de trabalho e para o prosseguimento de estudos.
Missão e Objetivos
Estamos comprometidos em formar quadros técnicos intermédios qualificados para empresas modernas e tecnologicamente avançadas. Os nossos objetivos incluem:
● Proporcionar uma formação profissional inicial de qualidade.
● Facilitar a integração no mercado de trabalho.
● Fomentar o desenvolvimento de competências técnicas, humanas e sociais.
● Oferecer oportunidades de reconversão e atualização profissional.
Metodologia de Ensino
Adotamos a Progressão Modular e os Laboratórios de Aprendizagem, que aliam teoria e prática, preparando os alunos para o mundo real. Esta abordagem personalizada respeita os ritmos de cada estudante, garantindo uma formação eficaz.
Cursos Disponíveis
Oferecemos uma vasta gama de cursos:
● Cursos Profissionais (Nível IV): Contabilidade, Informática de Gestão, Turismo, entre outros.
● Cursos de Educação e Formação (CEF , Nível II): Operador de Logística, Empregado de Restaurante/Bar, entre outros.
● Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CET): Gestão de Animação Turística.
Infraestruturas e Recursos
A nossa escola está equipada com laboratórios modernos e recursos atualizados. Mantemos parcerias estratégicas para assegurar uma formação prática e inovadora, alinhada às exigências do mercado.
Compromisso Europeu
Através do nosso Plano de Desenvolvimento Europeu, promovemos mobilidade internacional e parcerias estratégicas, ampliando horizontes para alunos e docentes.
Sabe Mais Sobre...
Projeto Educativo da Escola Profissional Novos Horizontes
A Escola Profissional Novos Horizontes (EPNH), criada ao abrigo do Decreto-Lei 4/98, é um estabelecimento de formação profissional, situa-se na Rua Cruz das Guardeiras Moreira da Maia. Devidamente autorizada pelo Ministério da Educação, enquanto entidade promotora de formação profissional, é uma entidade formadora que se orienta por princípios fundamentais que assegurem a qualidade e eficácia dos seus programas de formação.
Esses princípios incluem:
- Relevância e Atualização
- Qualidade Pedagógica
- Acessibilidade e Inclusão
- Transparência e Comunicação
- Adaptação às Necessidades Individuais
- Avaliação Contínua e Melhoria
- Ética e Integridade
- Sustentabilidade
Estes princípios formam a base para a EPNH ser bem-sucedida, contribuindo para o desenvolvimento efetivo dos participantes e para a melhoria contínua da oferta formativa.
Com sede na região norte, no Grande Porto- Área Metropolitana do Porto, a Escola Profissional Novos Horizontes é a única Escola Profissional no Concelho da Maia. A escola foca-se na qualificação profissional inicial de quadros intermédios para empresas industriais e comerciais com vocação internacional.
Os principais objetivos são:
- Formação inicial: Capacitar jovens técnicos para empresas que apostam na modernização tecnológica e qualidade da produção.
- Reconversão e atualização: Oferecer cursos em colaboração com empresas parceiras, alinhados com programas operacionais específicos.
- Inserção no mercado de trabalho: Estabelecer parcerias para facilitar a empregabilidade, promover a mobilidade profissional e fomentar o empreendedorismo juvenil.
A Escola Profissional Novos Horizontes(EPNH) atua como alternativa no sistema educativo, Ao Longo dos seus mais de 23 anos de existência a EPNH tem diversificado a sua oferta formativa procurando dar resposta às necessidades dos diferentes públicos bem como às necessidades do mercado de trabalho e de toda a comunidade envolvente.
O público-alvo da EPNH tem sido os jovens que pretendem uma qualificação via cursos profissionais de dupla certificação( Cursos Profissionais e Cursos CEF). Estes cursos têm uma componente prática bastante grande e fazem com que a escola tenha contacto estreito com o tecido empresarial. Este abrange quer as empresas em geral quer os indivíduos que estando integrados em empresas, a título particular procuram formação com intuito da sua valorização profissional, da procura de competências certificadas e novas e melhores perspetivas de permanência ou inserção no mercado de trabalho. Para além dos ativos empregados, a EPNH pretende, como já fez , novamente qualificar ou reorientar profissionalmente, os ativos desempregados que necessitem de adquirir novas competências para fins de re-inserção no mercado de trabalho. Pretende assim promover formação qualificante que permite aos ativos em situação de desemprego adquirir novas competências dos foros técnico e comportamental que lhes permitam potenciar a sua integração no mercado de trabalho.
As formas de organização da Formação que a EPNH desenvolve são:
- Formação presencial, em sala, com a presença de Formador e Formandos;
- Formação em contexto de trabalho (FCT), que se assume como uma das formas privilegiadas de aprendizagem ajustada às necessidades do mercado laboral;
- Formação à distância, que se assume como a forma privilegiada de formação dos ativos, em plataforma web, conjugada, por vezes, com momentos de formação em sala.
Metodologia de ensino:
A Escola , na formação ministrada, utiliza :
- Progressão Modular: Modelo ajustado ao ritmo de aprendizagem de cada aluno.
- Laboratórios de Aprendizagem: Foco em experiências práticas e projetos reais, integrando competências cognitivas, atitudinais e relacionais.
A escola dispõe de equipamentos adequados aos cursos, mas procura constantemente modernizar suas ferramentas pedagógicas. Para garantir essa evolução, aposta em:
– Plataformas Digitais de Gestão – e-Schooling que integra a gestão escolar com todo o processo de ensino-aprendizagem.
Implementação de Centros Técnologicos – a Escola tem aprovado um Centro Tecnologico de Informática e um Centro Tecnológico Industrial
- Transformação em Colégio Técnico-Profissional, ampliando a oferta formativa.
- Estabelecimento de contratos-programa com instituições governamentais e europeias.
- Organização de formações breves e serviços à comunidade empresarial.
Quanto à capacidade, qualidade e adequação das infraestruturas a EPNH assegura uma infraestrutura educativa constituida por 2 pisos e um espaço exterior Dispõe de um parque informático adequado ao processo de ensino e aprendizagem, em que todos têm acesso a computador com ligação à internet, wireless e demais programas informáticos; quadros interativos e outro material audiovisual. Os alunos têm acesso à plataforma do Google Classroom e eSchooling. É nesta plataforma que são disponibilizados pelos docentes aos alunos(as) os vários conteúdos digitais e recursos tecnológicos para as diversas disciplinas/módulos/UFCD´s das áreas de formação correspondentes, abrangendo mais de 80% do plano curricular correspondente. Existe ainda o gabinete do SPO(Serviços de Psicologia e Orientação) e Gabinete de Saida Profissionais, Como referido,os alunos(as) dispõem ainda de uma zona exterior onde podem estar e conviver em segurança. A Escola encontra-se a implementar dois Centros Técnologicos (CTE ) , um na área Industrial e outro na área Informática que irá permitir dotar a escola com os melhores recursos para proporcionar aos alunos um ensino ainda com mais qualidade.
Procura-se promover o bem estar dos alunos promovendo um ambiente propício a uma aprendizagem ativa e inovadora.
Ao nivel da equipa pedagógica, a escola dispõe de um corpo docente altamente qualificado e dedicado ao sucesso dos seus alunos(as). A Equipa em 90% é composta por Professores com o grau de mestre e Doutor, que se encontram a leccionar no Ensino Superior,procurando assim aproximar a escola eos alunos(as) ás Instituições de Ensino Superior.Na Componente Técnica, os Formadores encontram-se inseridos no mercado de trabalho exercendo atividade nas suas áreas de formação, partilhando diáriamente as suas vivências práticas e o que enriquece o processo educativo.
O Gabinete de Saidas Profissiobnais e o SPO são exemplos do compromisso da escola em oferecer um suporte abrangente, não só durante a formação mas também na transição para o mercado de trabalho, ou seja, após a operação.
Para os alunos(as) que ambicionam o ensino superior, a escola disponibiliza serviços de orientação vocacional ,apoio na preparação de candidaturas e aulas de apoio para a preparação de exame. Este suporte contínuo, aliado ao acompanhamento de diplomados, evidencia o compromisso da Escola com a excelência educativa e o sucesso a longo prazo dos seus alunos.
Escola Profissional Novos Horizontes pretende procurar assim garantir aos seus alunos(as) as melhores condições para o sucesso académico e profissional proporcionando-lhes um corpo docente experiente e qualificado, condições e suportes de apoio ao seu sucesso.
A gestão da Escola é regida pelo Decreto-Lei nº 4/98 e composta pelos seguintes órgãos:
- Direção Executiva.
- Direção Administrativa e Financeira.
- Direção Pedagógica.
- Diretores de Curso e de Turma.
- Delegados por Componente e de Turma.
Consulte o Organograma da Escola e faça o download aqui.
Princípios Gerais Educativos e Objetivos
A Escola Profissional Novos Horizontes orienta a sua formação nos valores do humanismo europeu, como:
- Solidariedade, liberdade e democraticidade.
- Valorização da cultura, das ciências e dos saberes.
Com foco em uma formação profissional de excelência, a escola destaca:
- Cidadania e trabalho: Integração de valores éticos na educação.
- Respeito pela diversidade: Cada aluno é visto como agente da sua própria educação, promovendo autonomia, responsabilidade e coerência.
Os objetivos seguem as diretrizes do artigo 4º do Decreto-Lei 4/98, entre eles:
Na sua ação educativa e formativa, a EPNH cumprirá os seguintes objetivos:
- Adaptar a oferta formativa da escola de forma a responder positivamente ao plano estratégico nacional de cumprimento da escolaridade obrigatória.
-Promover a integração dos(as) alunos(as), considerando as suas características individuais no ambiente escolar, envolvendo os encarregados de educação/pais.
- Promover o sucesso educativo.
-Proporcionar uma formação integral e integrada de jovens e adultos, dotando-os de qualificação para a vida ativa, para o exercício profissional e para o prosseguimento de estudos.
-Facultar aos alunos(as) uma sólida formação geral, científica, técnica ou vocacional.
-Fomentar a formação de cidadãos com uma educação sólida e equilibrada, e com os conhecimentos e as competências necessárias ao perfil profissional do curso que frequentam.
-Promover o estabelecimento de parcerias e protocolos com diferentes entidades locais, regionais, nacionais e internacionais, numa perspetiva de colaboração e cooperação, promovendo, assim, experiências pedagógicas, técnicas, práticas, profissionais, científicas e culturais.
-Adequar a oferta formativa ao tecido empresarial da região.
-Responder à qualificação dos quadros intermédios do tecido empresarial.
-Melhorar a organização e gestão escolar, otimizando o sistema de gestão da qualidade.
-Procurar permanentemente a satisfação dos colaboradores, alunos, famílias, empresas, instituições e comunidade envolvente.
-Melhorar a organização e gestão da escola.
-Diminuir os constrangimentos de comunicação de informação.
- Proporcionar formação integral e preparação qualificada para o mercado de trabalho.
- Promover a aproximação entre a escola e instituições sociais, culturais e profissionais.
- Facilitar o contacto com o mundo do trabalho e a inserção socioprofissional.
- Colaborar em projetos locais para a qualificação de recursos humanos.
- Garantir uma formação geral, científica e tecnológica sólida para a vida ativa e o prosseguimento de estudos.
A Escola Profissional Novos Horizontes propõe-se a:
1.Ensino de qualidade:
- Implementação de metodologias inovadoras, como a Progressão Modular e os Laboratórios de Aprendizagem.
- Gestão participativa:
- Envolver ativamente famílias, agentes educativos e a comunidade.
- Intercâmbios internacionais:
- Parcerias dentro da União Europeia para estágios curriculares.
- Serviços à comunidade:
- Apoio em áreas como contabilidade e informática, promovendo benefícios mútuos.
A Escola planeia:
- Ampliar a oferta formativa com novos cursos e ciclos de ensino.
- Estabelecer contratos-programa com entidades reguladoras de ensino e formação.
- Promover formações intensivas e breves, como seminários e conferências, para a comunidade empresarial.
A Escola Profissional Novos Horizontes destaca-se pela qualidade e inovação na formação. Com foco no “saber fazer”, prioriza:
- Laboratórios que simulam o ambiente de trabalho real, facilitando o primeiro contacto dos alunos com a prática profissional.
- Credenciamento como entidade formadora, garantindo resposta eficaz às solicitações recebidas e alinhamento com os objetivos institucionais.
A Escola viu renovado por mais 3 anos o seu selo de Qualidade EQAVET e foi comtemplada com a atribuição do “Selo Protetor” por parte da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco.
A escola assumiu o compromisso perante toda comunidade Local/Regional bem como com as diversas entidades com quem tem realizado protocolos de preparar jovens conscientes e responsáveis da sua importância para a sociedade.
Modalidade de Formação: Progressão Modular e Laboratórios de Aprendizagem
A Escola Profissional Novos Horizontes oferece formação em três modalidades previstas pela Lei de Bases do Sistema Educativo Português:
- Cursos de caráter geral.
- Cursos Tecnológicos.
- Cursos profissionais.
- Cursos de Educação e Formação de Jovens (CEF),
- Cursos de Aprendizagem
- Formações Modulares
- Cursos de Educação e Formação de Adultos
Os cursos profissionais destacam-se pelas seguintes características:
- Progressão Modular:
- Metodologia que assegura um acompanhamento individualizado e progressivo do aluno.
- Garante que o aluno não reprova ao longo do ciclo de formação, desde que cumpra o Contrato Pedagógico.
- Acesso ao mercado de trabalho:
- Qualificação reconhecida por lei.
- Protocolos de Formação Escola/Empresas para integração profissional.
- Ensino Superior:
- Acesso preferencial aos primeiros 30% de vagas.
- Saber e Saber-Fazer:
- 50% das aulas são práticas, focando-se na Componente Tecnológica.
- Progressão Modular:
Inspirados no sistema dual alemão, os Laboratórios de Aprendizagem combinam:
- Formação em sala de aula.
- Experiência prática no posto de trabalho.
Essa metodologia reforça o saber-fazer, aproximando os alunos da realidade profissional.
Cursos Profissionais:
- Técnico(a) de Contabilidade.
- Técnico(a) de Informática de Gestão.
- Técnico(a) de Serviços Jurídicos
- Técnico(a) de Alojamento Hoteleiro.
- Técnico(a) de Hotelaria/Receção e Atendimento.
- Técnico(a) de Comércio.
- Técnico(a) de Turismo.
- Técnico(a) de Transporte.
- Técnico(a) de Higiene e Segurança no Trabalho e Ambiente.
- Técnico(a) de Restaurante/Bar.
- Técnico(a) de Desporto
- Técnico(a) de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos
- Técnico(a) de Eletrónica,Automação e Computadores
Cursos CEF (Educação e Formação):
- Operador(a) de Logística.- Tipo 2
- Operador(a) de Informática.- Tipo 2
- Instalador(a) e Reparador de Computadores -Tipo 2
- Empregado(a) de Andares. – Tipo 3
- Agente em Geriatria.- Tipo 3
- Empregado(a) de Restaurante/Bar. -Tipo 2
- Assistente familiar e de Apoio à Comunidade. -Tipo2
- Operador(a) de Logistica . – Tipo 2
Curso EFA (Educação e Formação de Adultos):
- Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade. –Nivel 2
- Operador(a) de Logistica . – Nivel 2
- Técnico(a) de Informática – Sistema – Nivel 4
Curso CET (Especialização Tecnológica):
- Gestão de Animação Turística.
Serviços Especializados de Apoio Educativo
A Escola Profissional Novos Horizontes disponibiliza serviços especializados para apoiar os alunos e as suas famílias, promovendo a integração e o sucesso escolar.
Os SPO’s, sob a coordenação da estrutura pedagógica, têm um papel essencial na orientação e no acompanhamento dos alunos. A sua atuação inclui:
- Apoio psicológico e psicopedagógico:
- Atendimento personalizado para alunos e famílias.
- Apoio à integração e progressão escolar.
- Desenvolvimento de competências:
- Programas de desenvolvimento cognitivo e social.
- Estratégias de estudo e técnicas de aprendizagem.
- Orientação escolar e profissional:
- Apoio na definição de projetos de vida e escolha de carreiras.
- Colaboração com os professores e comunidade educativa:
- Parcerias com diretores de turma e formadores para identificar necessidades específicas.
- Promoção de ações conjuntas com a Associação de Pais e de Alunos.
- Apoio psicológico e psicopedagógico:
As competências dos SPO’s seguem as diretrizes do Decreto-Lei nº 190/91.
Este serviço apoia os alunos no processo de transição para a vida profissional, com foco em:
- Desenvolvimento da identidade pessoal e de projetos de vida.
- Promoção de ações de informação escolar e profissional adaptadas a cada ano letivo.
- Organização de Atividades de Integração Comunitária e Empresarial, fortalecendo a ligação entre a escola e o mercado de trabalho.
Para garantir uma formação significativa e personalizada, a escola adota metodologias inovadoras:
- Progressão Modular: Acompanhamento individualizado e progressivo dos alunos.
- Laboratórios de Aprendizagem: Experiência prática em ambiente de trabalho simulado.
- Formação em Contexto Real de Trabalho: Integração em ambientes empresariais reais para consolidar competências
Plano de Desenvolvimento Europeu 2021/2024
A Escola Profissional Novos Horizontes apresenta o seu Plano de
Desenvolvimento Europeu, delineado para um triénio. Este documento oferece uma visão detalhada sobre a estratégia de internacionalização da escola, com foco em ações que promovem a aquisição de competências e o fortalecimento das relações internacionais.
Principais Conteúdos do Plano
- Enquadramento e Missão
- Explicação do contexto europeu em que a escola opera.
- Missão da escola no desenvolvimento de uma educação profissional de qualidade com foco na internacionalização.
- Objetivos Gerais
- Promover competências alinhadas com as exigências europeias no âmbito educacional e profissional.
Estimular o desenvolvimento ativo dos alunos e colaboradores e ações de mobilidade internacional.
- Metodologia e Operacionalização
- Estratégias para a implementação das ações previstas no plano.
- Integração das iniciativas no currículo e na cultura organizacional da escola.
- Internacionalização
- Definição das etapas do processo de internacionalização da escola.
- Parcerias estratégicas com instituições e empresas europeias.
- Ações para Alunos(as), Docentes e Não Docentes
- Desenvolvimento de competências específicas centradas nos alunos(as) promovendo a empregabilidade e o sucesso profissional.
- Formação contínua para o pessoal docente e não docente, garantindo atualização e inovação pedagógica.
- Critérios de Seleção para Mobilidades
- Critérios justos e transparentes para a escolha dos participantes nas mobilidades internacionais.
- Avaliação e Disseminação de Resultados
- Métodos para avaliar o impacto das ações realizadas.
- Estratégias para a disseminação e divulgação dos resultados obtidos junto da comunidade escolar e parceiros externos.
Para mais detalhes, consulte o documento completo e descubra como este plano prepara a escola, os alunos(as) e a comunidade para os desafios e oportunidades da educação e formação num contexto europeu.
